Padrões

As cuias Aíra apresentam três padrões de bordados: florais, grafismos tapajônicos e fauna. Cada padrão comporta infinitas variações, de modo que todo desenho é único.
O repertório de padrões ornamentais usados nas cuias Aíra foi constituído em séculos de contato entre povos indígenas e europeus na Amazônia.

 Do período colonial, parecem ter surgido os bordados de estilo rococó, recorrentes no padrão floral. De tempos recentes, vem a confecção de grafismos inspirados na cerâmica tapajônica, assim como de representações da fauna amazônica.

Desenhos florais de estilo rococó são referências tradicionais no artesanato de cuias. Flores, ramos e folhagens são explorados na ornamentação da superfície externa das cuias Aíra ou em detalhes nas bordas.

Uma das principais referências culturais de Santarém é a cerâmica arqueológica do povo Tapajó, cujo legado está presente em museus do Brasil e do exterior.

Inspiradas nesse legado, as cuias Aíra têm uma linha de padrões composta por grafismos geométricos que podem ser aplicados em toda a superfície externa das peças ou em detalhes nas bordas.

Elementos da fauna amazônica, com destaque para os peixes, são fontes de inspiração para as artesãs e podem ser desenhados na superfície externa das cuias Aíra.