As artesãs

Cerca de 20 mulheres reunidas na Associação de Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan) produzem as Cuias Aíra em cinco comunidades localizadas na região do Aritapera, em Santarém no Pará. Além de artesãs, são donas de casa, pescadoras e lavradoras que encontram nos rios, nas matas e nos quintais fontes de inspiração e sustento. Dedicam-se ao artesanato de cuias desde crianças, pois trata-se de um ofício feminino transmitido de geração a geração há séculos. Assim, descobriram uma forma de realização pessoal, expressão criativa e obtenção de renda.

Asarisan

A associação foi fundada em 2003 para representar produtoras de cuias da região do Aritapera e dialogar com órgãos de estado e organizações não governamentais sobre ações relacionadas ao artesanato. Desde então, a entidade estabeleceu uma rede de apoio e parceria com instituições públicas e privadas que lhe deram suporte em projetos pioneiros.
A Asarisan obteve, em 2014, o registro da primeira marca coletiva do Pará: a Aíra, que identifica e agrega valor aos seus produtos. A entidade também foi a proponente do registro do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas como patrimônio cultural do Brasil, efetuado em 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Aritapera

Em Santarém, a região do Aritapera é conhecida há muito tempo pela qualidade do artesanato de cuias tingidas e ornamentadas. Transformado em assentamento agroextrativista em 2006, o local abrange 14 comunidades situadas na várzea do rio Amazonas acessíveis apenas de barco, em viagens de quatro horas em média.
As cuias Aíra são produzidas em cinco comunidades:

A vida nas comunidades acompanha o ritmo das águas, que crescem de janeiro a junho e vazam de julho a dezembro, conforme o inverno e o verão amazônicos.

O inverno é a estação das chuvas fortes e frequentes, quando o nível dos rios sobe até um ponto em que as terras ficam submersas, e mesmo pequenos deslocamentos nas comunidades precisam ser feitos em canoas.

Já o verão é caracterizado pela estiagem; é tempo de seca. O nível das águas baixa progressivamente e as terras aparecem, propiciando caminhadas, atividades agrícolas, encontros e festividades.

Fotos: Carlos de Matos Bandeira e Alexandre Nazareth da Rocha – Acervo DPI/Iphan.

O que são as Cuias Aíra

Qualidade

O alto padrão de qualidade das cuias Aíra se reflete na durabilidade do tingimento e na delicadeza dos desenhos.

Tradição

Os conhecimentos e as técnicas usadas na produção das cuias Aíra fazem parte de uma herança dos povos indígenas que habitaram o Baixo Amazonas no período colonial.

Sustentabilidade

As cuias Aíra são confeccionadas exclusivamente com recursos naturais disponíveis nas comunidades das artesãs.